
Documentos Oficiais da Etec
O Plano Plurianual de Gestão - PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola.
A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade. (Site Centro Paula Souza).
Deliberação CEETEPS 03, de 18/07/2013 – Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, publicado no DOE em 28/08/2013
O Observatório Escolar é um instrumento de avaliação das escolas técnicas (Etecs) implantado pela Coordenadoria de Ensino Técnico (Cetec). Seu propósito é contribuir para a consolidação de uma rede de escolas técnicas competentes em educação profissional. Essa avaliação, de caráter pró-ativo, ajuda a criar uma cultura organizacional, com base na permanente evolução do pessoal e na melhoria contínua dos processos internos.
Pautando-se no entendimento de que uma organização é um sistema que realiza seu trabalho por meio de um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas (processos), que consomem recursos e produzem bens e serviços, o Observatório Escolar conta com uma etapa inicial em que a própria escola avalia diferentes aspectos do seu processo de gestão.
A verificação das diferentes práticas de cada unidade de ensino, embasada numa metodologia de finalidade construtiva e formativa, permite à comunidade escolar a identificação de eventuais fatores críticos, sinalizadores de oportunidades de melhoria, promovendo assim uma gestão participativa, que se reflete na efetividade do processo de ensino-aprendizagem.
Gestão Participativa
A gestão participativa é um dos princípios que norteiam a administração das Etecs e por isso está prevista no Regimento Comum das Escolas Técnicas (Deliberação Ceeteps Nº 003, de 18-7-2013). Em 2017 o tema ganhou uma Comissão de trabalho, formada por professores e gestores, com a finalidade de contribuir com o aprimoramento das relações interpessoais com as instituições auxiliares das escolas, tais como o Grêmio Estudantil, o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e a Cooperativa Escola. Em seu Artigo 3º, o Regimento das Etecs estabelece que “a participação (das instituições auxiliares da escola) deverá possibilitar a todos os membros da comunidade escolar o comprometimento no processo de tomada de decisões para a organização e para o funcionamento da Etec e propiciar um clima de trabalho favorável a uma maior aproximação entre todos os segmentos das Etecs.”
Neste primeiro ano de atuação, o foco da Comissão de Gestão Participativa (Cogep) tem sido o Grêmio Estudantil, no sentido de promover a participação dos alunos na formação de agremiações e a ampliação da atuação dos alunos nas Etecs onde os grêmios já existem. Para tanto, algumas ações da Comissão foram colocadas em prática, como a elaboração de sugestão de estatuto para a formação de um grêmio; uma videoconferência para diretores, sobre os objetivos da criação da Comissão; e o estímulo à gravação de vídeos pelos alunos mostrando as boas práticas dos grêmios em suas respectivas Etecs. Outras atividades estão em andamento, como a elaboração de um curso a distância sobre o tema, a ser lançado no primeiro semestre de 2018. Mais informações sobre a Comissão de Gestão Participativa podem ser obtidas pelo e-mail gestaoparticipativa@cps.sp.gov.br
Deliberação CEETEPS 03, de 18/07/2013 – Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, publicado no DOE em 28/08/2013